Skip to main content

BANDEJÃO DE FÓRMULAS #02 – Embaralhar uma lista

Fala Galera!! Beleza?!?

Estamos aqui mais uma vez para nossa segunda postagem do BANDEJÃO DE FÓRMULAS. E hoje vamos aprender uma forma bem interessante de desordenar/embaralhar uma lista no Excel. Para isso vamos utilizar as seguintes fórmulas:

Fórmula #01 →  MENOR(matriz;k)

Como o próprio nome já diz, ela traz o menor valor de acordo com o parâmetro K. Por exemplo, você quer saber qual é o quarto menor número de um intervalo (matriz), então tem que passar como parâmetro o número 4. No caso abaixo ele retornará o valor 20.

menor


Fórmula #02 →  LIN(matriz)

Tem por finalidade retornar o numero da célula que é passada como matriz. Muito utilizada quando precisamos ter uma sequência “natural”, uma vez que os endereços das células são sequenciais. No exemplo abaixo ele irá retornar o valor 1, já que estamos passando como matriz a célula A1. Se fosse a B15, retornaria o valor 15.

lin


Fórmula #03 →  CONT.SE(intervalo;critério)

Verifica quantas vezes que o critério aparece no intervalo. É uma função muito útil quando precisamos saber quantos itens foram vendidos por exemplo. Na imagem ele irá retornar 3 como resultado.

CONT.SE

Fórmula #04 →  PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;índice_coluna;procurar_intervalo)

Uma das fórmulas mais utilizadas no Excel, ela procura o valor dentro de uma tabela e retorna a coluna que queremos desta tabela, de acordo com o valor procurado. Neste caso ele irá retornar 23 anos.

PROCV

Quer saber tudo sobre ela? Clique aqui e veja nossa aula falando somente sobre a formula PROCV.

 


Fórmula #05 →  ÍNDICE(matriz;núm_linha;[núm_coluna])

Fórmula muito poderosa que retorna o conteúdo de uma linha (núm_linha) ou coluna (núm_coluna) de acordo com seu índice na tabela (matriz). No caso abaixo, ira retornar o valor 29, uma vez que estamos passando como parâmetro de linha 2 e coluna 2.

INDICE

 

Temos uma aula onde abordamos detalhadamente sobre a Formula ÍNDICE, clique aqui assista.


Fórmula #06 →  ALEATORIOENTRE (inferior;superior)

É uma formula muito interessante quando precisamos de valores aleatórios para algum tipo de teste ou até mesmo para gerar algum tipo de índice. E o mais legal dela é que podemos passar como parâmetro o menor e maior valor que queremos gerar esses números de forma aleatória. No exemplo abaixo, ele irá retornar os números de forma aleatório que forem maiores que 1 e menores que 50.

Obs.: Esta fórmula fica sempre ativa, ou seja, sempre que houver em algum lugar da planilha uma alteração de célula (seja ela qual for) os valores onde está a fórmula irão mudar também.

 


Fórmula #07 →  SE (teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso])

Podemos dizer que assim como o PROCV ela é muito utilizada. A função SE tem por objetivo CONDICIONAR um resultado (teste_lógico) para verdadeiro ([valor_se_verdadeiro]) ou falso ([valor_se_falso]). Temos muitos exemplos no nosso dia a dia em que usamos a função SE, por exemplo “SE chover hoje, ENTÃO levo guarda chuva SENÃO não preciso levar”. Perceberam? E no Excel é a mesma ideia e estrutura. Vamos ver esse mesmo exemplo no Excel.

Agora que entendemos o conceito de cada uma das fórmulas, vamos ver na prática como fazer essa lista embaralhada?

 

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Valeu!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *